Vai e vem da La Liga: confira a movimentação “brazuca” no futebol espanhol

Não foi só a transferência de Arthur (ex-Grêmio) para o Barcelona ou a chegada de Vinícius Júnior (ex-Flamengo) no Real Madrid que agita o mercado espanhol para a temporada 2018-2019. Outros brazucas encorpam a lista de jogadores brasileiros que desembarcam no Velho Continente para disputar a La Liga, a elite do futebol da Espanha.

E, por isso, fiz um levantamento do vai e vem dos atletas brasileiros das terras espanholas. Ele mostra que nove jogadores saem ou chegam da liga que é considerada pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) como a mais forte do mundo. Confira:

QUEM CHEGA

Arthur (Grêmio → Barcelona-ESP)
Com 21 anos, o volante Arthur é uma das principais novidades do time catalão para a próxima temporada. Sua contratação custou cerca de 31 milhões de euros (140,9 milhões de reais) aos cofres espanhóis. O jogador assinou contrato – com cláusula de rescisão estipulada em 400 milhões de reais – com o time liderado por Lionel Messi até o final da temporada 2023-2024. A expectativa que recai sobre o desempenho do ex-jogador do Grêmio no Barcelona é grande, principalmente por conta das saídas de Iniesta e Paulinho, que deixam o clube para jogar – respectivamente – no futebol do Japão e da China. Ambos jogam na mesma posição de Arthur.

Douglas (Benfica-POR → Barcelona-ESP)
O lateral direito Douglas retorna de empréstimo do clube português após mais uma temporada discreta. O brasileiro participou de apenas 11 jogos pelo Benfica e não balançou as redes em nenhuma das vezes. Embora o atleta tenha se apresentado para os treinamentos da pré-temporada do clube liderado por Lionel Messi, a expectativa é que, nos próximos dias, o jogador de 27 anos acerte sua ida para o Nantes, da França. A informação é do diário esportivo Mundo Deportivo, da Espanha.

Marlon (Nice-FRA → Barcelona-ESP)
Quem passa por situação parecida com a do lateral Douglas é o jovem Marlon, de 22 anos. O ex-zagueiro do Fluminense também se reapresentou para pré-temporada do Barcelona, após voltar de empréstimo Nice, da França, clube pelo qual disputou 23 jogos na última temporada. O time catalão também pretende negociar o brasileiro nesta janela de transferência. Seu nome chegou a ser especulado por duas equipes do futebol inglês (Southampton e West Ham), mas nenhum delas avançou com as negociações. Neste momento, sua contratação é estudada pelo Hertha Berlim, da Alemanha, e pelo Fenerbahçe, da Turquia.

Rafinha (Inter de Milão-ITA → Barcelona-ESP)
Após voltar do empréstimo à Inter de Milão (ITA), Rafinha é mais um que mal chegou na Catalunha e já deve dar adeus aos seus companheiros de Barcelona. De acordo com informações publicadas pelo jornal Mundo Deportivo, o West Ham, da Inglaterra, demonstra bastante interesse em levar o meio campista brasileiro para disputar a próxima temporada da Premier League pelo clube londrino.

Rodrygo (Santos → Real Madrid-ESP)
Uma das principais promessas do Santos depois da saída de Neymar, o atacante Rodrygo desponta como um dos craques do futebol brasileiro nos últimos anos. Seu futebol chamou atenção dos dirigentes do Real Madrid, que agiram rápido para assinar contrato com o jovem de 17 anos. O clube madrilenho depositou 50 milhões de euros (205 milhões de reais) para garantir a compra da joia da Vila Belmiro. Rodrygo se apresenta ao novo clube no início da temporada 2019-2020, seis meses depois de completar 18 anos.

Vinicius Júnior é visto como o próximo Neymar (Imagem: Brazil Photo Press:LatinContent:Getty Images)

Vinícius Júnior (Flamengo → Real Madrid-ESP)
O ex-atacante do Flamengo desembarca em Madri com grande responsabilidade nas costas. Isso porque sua negociação foi a segunda mais cara da história do futebol brasileiro (atrás apenas de Neymar). Em maio de 2017, o Real Madrid acertou a contratação do atacante – que, na época, tinha 16 anos – por 45 milhões de euros (cerca de 164 milhões de reais), mas acordou que sua transferência só aconteceria quando o jovem completasse 18 anos. O bom futebol somado às cifras milionárias investidas no atleta foram mais do que suficiente para a imprensa internacional direcionar os holofotes para o brasileiro. Os rumores nos bastidores do clube, no entanto, são de que Vinícius será emprestado a um clube de menor expressão da Espanha em sua primeira temporada na Europa. Getafe, Leganes e Rayo Vallecano são os prováveis destinos do atacante.

QUEM SAI

Baiano (Rayo Vallecano-ESP → Alanyaspor-TUR)
Figura desconhecida da torcida brasileira, Wanderson Sousa Carneiro é conhecido no mundo do futebol como Baiano. Depois de 36 partidas disputadas e um gol marcado, o lateral direito de 31 anos deixa o Rayo Vallecano para reforçar o futebol turco. Antes de chegar na Espanha, Baiano passou quase dez anos em três times portugueses (Belenenses, Paços Ferreira e Sporting Braga). Na próxima temporada, o atleta vai defender as cores do Alanyaspor, clube que fica em cidade a mais de 500 quilômetros da capital turca.

Douglas Luiz (Girona-ESP → Manchester City-ING)
Depois de passar por uma temporada no Girona, Douglas Luiz, ex-Vasco da Gama, retorna à Inglaterra para se juntar ao elenco do Manchester City, atual campeão inglês. Embora tenha admitido que esperava por mais oportunidades – jogou apenas 450 minutos – no clube espanhol, o meio campista reconheceu a importância desse primeiro ano de adaptação na Europa. O comandante Pep Guardiola já revelou que o brasileiro está nos seus planos para a próxima temporada.

Paulinho (Barcelona-ESP → Guangzhou Evergrande-CHN)
Depois de atuações abaixo do esperado na Copa do Mundo, Paulinho acertou o seu retorno ao futebol chinês. O camisa 15 do Brasil chega para sua segunda passagem no Guangzhou Evergrande, time pelo qual disputou 95 partidas antes de ir para Espanha. Os asiáticos pagaram 50 milhões de euros (cerca de R$ 230 milhões) pela contratação do jogador.

Esta reportagem também foi publicada no portal do Torcedores.com. Clique aqui e confira.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *