Flamengo é o clube que mais cresce nas redes sociais em 2017; Veja o ranking do futebol brasileiro

 Flamengo ganha 1,3 milhão de novos seguidores nas redes sociais, lidera crescimento em números absolutos no primeiro semestre de 2017 e diminui vantagem do Corinthians, que segue como líder. Esse é o destaque do estudo que analisa o desempenho dos 40 maiores clubes de futebol do país – em número de seguidores nas redes sociais – no primeiro semestre de 2017.

Levantamento feito pelo Ibope Repucom, líder global em pesquisas de marketing esportivo e patrocínio, considera o número de seguidores no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube como critério de classificação.

Apesar do crescimento significativo da base de seguidores, o rubro-negro carioca ocupa a segunda colocação do ranking digital, com um total de 18,1 milhões de inscritos, atrás apenas do Corinthians, que tem 18,5 milhões. O time paulista viu sua vantagem – que em janeiro deste ano era de aproximadamente um milhão de seguidores – sobre o clube carioca diminuir para cerca de 400 mil. No Facebook, o clube da Gávea ultrapassou o Timão. Ep, no Twitter, o Corinthians se tornou o primeiro clube a atingir a marca de 5 milhões de seguidores.

Outro destaque do estudo foi o crescimento de 26,5% do Atlético Goianiense e de 20,3% da Ponte Preta, em taxa percentual na base de seguidores, de janeiro a junho de 2017. Os clubes ocupam, respectivamente, o 40º e o 27º lugar da classificação no ranking digital.

O levantamento também mostrou que, entre os clubes que figuram no Top 20 do ranking, 17 disputam a Série A do Campeonato Brasileiro e três (Internacional, Ceará e Figueirense) participam da Série B. A metade inferior do ranking tem uma distribuição mais equilibrada: são três times que disputam a elite do futebol nacional (Ponte Preta, Avaí e Atlético Goianiense), dez clubes que participam da segunda divisão do Brasileirão, três equipes da Série C e quatro da Série D.

Veja abaixo o levantamento completo de junho e o crescimento do semestre:

Crédito: Reprodução IBOPE Repucom – Ranking digital dos clubes brasileiros

 
Esta matéria foi publicada no portal do Torcedores.com. Clique aqui e confira.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *